Este blog é uma ferramenta indispensável para divulgar meu trabalho e para um enriquecimento dos que se dedicam a pesquisa em educação.

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OLIVEIRA, Michele Pereira. www.educacaoeinclusao.blogspot.com
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segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Como avaliar uma criança com necessidades educacionais especiais?


Avaliar é uma questão que gera angústia nos professores principalmente com relação à crianças com necessidades educacionais especiais. É nessa hora que colocamos à prova nossa capacidade como ensinantes, como transmissores, como ponte para o conhecimento.
Entretanto, temos que levar em conta uma questão chave: crianças com necessidades educacionais especiais têm suas limitações, e apenas devemos avaliá-los dentro de suas possibilidades.
Nesse caso, avaliar torna-se um grande instrumento medidor. Através da avaliação poderemos perceber o quanto e como essa criança está ou não evoluindo.
A partir desses resultados, nós professores, também somos avaliados, e principalmente nossas técnicas, a quando percebemos nossas falhas, precisamos recorrer de nossa sensibilidade para desenvolvermos novas técnicas, novas maneiras, novos saberes que irão proporcionar o encontro de nossas crianças com a mágica do saber.
Avaliar portanto não é apenas dar notas - apesar de percisarmos cumprir com as normas legais da educação, as notas podem ser dadas a essas crianças de acordo com seu desempenho. Nós como docentes, podemos elaborar nosso próprio critério para quantificar esse rendimento escolar.
É sabido que as crianças com necessidades educacionais especiais, têm seu desenvolvimento compassado, e muitas vezes não acompanham o mesmo ritmo da classe.Desta feita, a avaliação também deve ser diferenciada, mas não nos esqueçamos que essas crianças têm os mesmo direitos com relação ao aprendizado e nós o mesmo compromisso de prepará-las da melhor forma possível para uma vida autônoma e com qualidade. Eles também precisam ser críticos, precisam ser independentes e também precisam se preparar para o mercado de trabalho.


Em resumo:
As notas devem ser dadas de acordo com o rendimento da criança, também de forma diferenciada e de acordo com um gráfico q o porfessor montaria pra avaliar essa criança, é interessante que o professor estabeleça uma pontuação de acordo com os parâmetros de desenvolvimento e limitações da criança, porque de uma forma ou de outra HÁ um desenvolvimento e um rendimento, e é esse desenvolvimento q deve ser avaliado.
É sabido que o rendimento de crianças com necessidades educacionais especiais nem sempre será no memso nível que o rendimento das crianças que não apresentam necessidades educacionais especiais, mas haverá um desenvolvimento que deve ser avaliado e quantificado, mas lembre-se avaliando também as dificuldades.
Para que essa avaliação seja mais significativa, os pais devem estar cientes da forma que seus filhos serão avaliados, e principalmente estar cientes da necessidade especial da criança, bem como do progresso das crianças.
Esse processo deve ser de acordo com a professora, com os pedagogos, com os pais, ou seja há que haver uma concordância entre as partes, e em se levando em consideração as dificuldades que a criança para que não seja prejudicado seu processo de aprendizagem.
Só com um trabalho conjunto alcançaremos o sucesso na aprendizagem de nossas crianças mais que ESPECIAIS.

Sugestão para avaliação:

criar um gráfico qualificativo:

satisfatório regular: 5-6
satisfatório bom: 7-8
satisfatório ótimo: 9-10
Insatisfatório: 5-0

Para esse gráfico ser otimizado, temos que estabelecer parâmetros, e para isso precisamos planejar. Só com um planejamento bem detalhado e cumprido poderemos avaliar melhor.
Quando lançarmos uma atividade devemos ter em nosso planejamento o resultado que pretendemos obter, de acordo com o resultado que a criança apresentar na participação, na execução e na interação com a tarefa assim ele será avaliado.
Dessa forma, planejando, executando e avaliando, poderemos melhor avaliar nossas crianças e quantificar através das notas seus resultados.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Michele
Agradeço muito a sua coloboração no que diz respeito a avaliação de crianças com necessidades especiais.Pois se deixarmos por conta do governo (que prega uma inclusão que ao meu ver não acontece)ficamos sempre perdidos com a sensação de frustação.Porque infelismente as crianças são jogadas nas salas com profs s/ o minimo preparo pra lidar com elas.Muito se faz para o prof da sala de recursos q fica com essa criança 1 vez.E onde fica a qualificação do prof de turma que lida com ela o dia a dia?Dai fica dificil acreditar em inclusão.
Bjus Tãnia
E continue ,com seu carinho,nos auxiliando nessas questões tão complexas.

Elaine disse...

Olá Michele
Foi muito interesanta a sua colaboração sobre a avaliação das crianças com necessidades educacionais especiais. Estamos elaborando o regimento da nossa escola e precisamos de ideias sobre este tema, pois temos uma turma de educação especial com 13 alunos e é preciso colocar no regimento interno a questão da avaliação destes alunos. Estor na coordenação desta escola e gostaria de contar com a sua colaboração.
O meu e-mail é lainels@hotmail.com
Bjos Elaine

COLÉGIO ESTADUAL MARCONDES DE GODOY disse...

Bom dia!
Foi muito importante esta matéria sobre avaliação de criança com necessidades especiais.
Um abraço
Lúcia

Cla Revelino disse...

Oi Michele! Sou prof de Matemática e trabalho em uma escola particular da minha cidade. Tenho um caso de inclusão muito interessante. Tenho muitas duvidas a respeito do meu modo de avaliá-lo. Tenho feito com ele um acompanhamento especial durante a avaliação bimestral, buscando estabelecer conexão entre os enunciados dos exe e os conteudos matemáticos que foram trabalhados. Feito isso ele vai muito bem, inclusive por ter total apoio da familia e estudar em casa. Suas notas comigo são excelentes. Ele é avaliado com relação a si mesmo. Apesar disso sinto não transparecer no boletim escolar suas dificuldades e limitações com relação aos colegas... Gostaria de saber o que acha. Inclusive estarei trabalhando esse tema no meu artigo da pós. Acho muito intrigante. Grata! Adorei sua opiniao.

Ana Laura disse...

Como é importante discutir este tema. Ainda é muito difícil para muitos professores entenderem que cada um aprende de um jeito. Não tem com o fazer inclusão avaliando todos da mesma forma. Obrigada pela leitura. Maravilhosa!!!! Parabéns!!!